
A NOSSA HISTÓRIA NESTA CIDADE:
Lá pelos primórdios dos anos de 1941 ou 1942, residia no lugar denominado “Água do Pinhal” a família Ferreira, onde realizaram-se os primeiros cultos destes irmãos presbiterianos nessa região.
Formou-se ali, uma congregação que foi visitada pelos vários pastores da “Junta de Missões Nacionais”. O trabalho funcionou muito tempo em casa do irmão Isaias Ferreira, de onde passou a ser realizado nesta cidade. Havendo da parte daqueles irmãos um desejo de transferir o trabalho para esta cidade e, havendo já em 1951 vários crentes residindo na cidade, fez-se a referida transferência do trabalho.
Foi no dia 16 de Junho do ano de 1951 que se deu a inauguração da Casa de Oração e a primeira reunião para o primeiro culto nesta cidade. Este trabalho, que foi iniciado pela “Junta de missões Nacionais”, passou a pertencer ao Presbitério Norte do Paraná, em fins de 1950 e princípio de 1951.
O primeiro pastor a trabalhar nesta região após o trabalho pertencer ao Presbitério foi o Rev. José Lima. A inauguração, tanto do templo como do trabalho presbiteriano neste local, foi realizado no dia 16 de Junho de 1951, às 20:00 horas, sob a direção do pastor acima referido, e teve início com o cântico do hino nº 77 do Salmos e Hinos. Foi um dia festivo para os presbiterianos da Congregação em Jaguapitã. Leu-se o Salmo 84; 1º Reis 4 e 8:22 - 30, cantou-se ainda o coro III do hino nº 608, e assim se deu a referida inauguração. Residiam nesta cidade, nessa época, as seguintes famílias:
José Benedito Barbosa, José Hilário Gonçalves, João Gonçalves, Ezequias de Castro, Joaquim Barbosa Filho e Aparício Anderson. Havendo professado a fé as irmãs Maria Machado Barbosa e Dirce Barbosa. Havendo sido organizada a igreja de Guaraci, por ordem do presbitério, está congregação passou a pertencer àquela igreja e ficou sob os cuidados pastorais do Rev. Antônio José Arantes, que trabalhou durante o ano de 1952, sendo designado pastor para 1953 o Reverendo Aníbal Pereira Filho.
No dia 08/03/53, a comissão organizadora, nomeada pelo Presbitério Norte do Paraná, dá os passos legais para elevar a congregação à Igreja organizada, passando está a denominar-se Igreja Presbiteriana de Jaguapitã, com 61 membros comungantes e 53 membros não comungantes.